Vento Norte – 2014 (Claudio Villa)

354 páginas – Aventura | Fantasia Medieval

Colleen Northwind é a filha mais nova do governador de seu reino, presa aos rituais e costumes da realeza, sente-se sozinha e deslocada nesse mundo. Sonha em viver no mar, fazer parte de uma tripulação e viver suas próprias aventuras.

Após várias vezes ter desagradado seu pai com seus momentos de rebeldia, finalmente ele deixa que ela vá ao mar em um dos seguros navios da marinha. Mas em meio à essa aventura, seu reino é alvo de um golpe de estado e agora Colleen não tem mais casa, exceto o mar e o desejo de devolver seu reino ao legítimo rei.
O Vento Norte é a segunda obra de Claudio Villa, autor brasileiro que estreou com “Pelo Sangue e Pela Fé” em 2007. Os dois livros se passam no mesmo universo, Mirr, mas em épocas diferentes e, apesar de partilharem referências e até personagens, os dois livros são obras distintas e completas.

O Vento Norte não tem editora, foi concebido através de crowdfunding (financiamento coletivo), o que deu ao autor uma maior liberdade para escrever sua trama e tomar decisões diferentes do convencional no fim do livro.

Com uma leitura agradável e rápida, Villa desta vez foi menos romântico, mas prezou pelo tom aventureiro da trama, o que em geral agrada a maioria dos leitores. O tema focado em pirataria mostra uma face mais  próxima do real dos verdadeiros piratas. Os navios e as manobras usadas no mar são explicadas de uma forma simples em que qualquer um possa entendê-las e visualizá-las mentalmente, mas o livro conta com um glossário, para facilitar a leitura de pessoas não familiarizadas com o tema.

Talvez a maior falha do livro seja o ritmo acelerado do arco final, mas talvez tenha ocorrido devido ao orçamento limitado que o autor contou, mas em nada prejudica o entendimento da obra.

Um ótimo livro, que foge do convencional e mostra uma aventura medieval no mar. Com certeza deve ser lido por quem se interessa pelo tema e agrada também a ideia de que o mundo usado pelo autor foi criado em uma mesa de jogo de RPG.

O livro não possui previsão de chegar as livrarias, mas caso tenham interesse o autor ainda possui alguns exemplares impressos disponíveis. Basta contatá-lo pelo Facebook ou através do e-mail mundosdemirr@gmail.com

O livro também esta disponivel em formato e-book e pode ser adquirido no site www.mundosdemirr.com/ventonorte

Facebook do Claudio Villa.

Booktrailer

 

Gounford acredita que os autores nacionais deveriam ser mais valorizados.

Postado em by Kinho - Review