Trapaça – 2013 (American Hustle – David O. Russel)

138 mim. – Drama | Crime – EUA

Grande candidato ao filme do ano, Trapaça não é só mais um filme típico americano, ele vai muito mais além.

Com grandes atuações de todos os personagens, o filme se concentra em Irving Rosenfeld (Christian Bale), um empresário que submete-se à negócios ilícitos e pequenas trapaças para obter fácil lucro.

Quando então ele conhece Edith Greensly (Amy Adams), que além de um avassalador amor, também torna-se uma grande parceira em suas trapaças.

O problema é que ao almejarem grandes golpes eles são descobertos por Richard DiMaso (Bradley Cooper), um policial ambicioso, que resolve fazer uma troca com os dois trapaceiros: eles o ajudam a capturar Carmine Polito (Jeremy Renner), corrupto prefeito de Camden, em troca de suas liberdades.

Mas Irving Rosenfeld é casado e sua esposa problemática Rosalyn Rosenfeld (Jennifer Lawrence), resolve atrapalhar os planos do marido quando se sente ameaçada pela amante do marido.

Uma trama inteligente e com várias reviravoltas, presenteada pela perfeita atuação de todo o elenco, que inclusive teve indicações para o Oscar em todas as categorias de atuação.

Com suas 10 indicações, incluindo Melhor Diretor, Roteiro Original, Edição, Direção de Arte, Figurino e todas as de atuação, pode até não levar o Oscar de Melhor Filme de 2014, mas com certeza esse filme já fixou-se na história recente do cinema.

Trailer

Gounford acredita que algum dia ainda irá trapacear um trapaceiro.

Postado em by Kinho - Review