Philomena – 2013 (Philomena – Stephen Frears)

| Biografia – Drama | Reino Unido – EUA – França

Philomena conta a história de Philomena Lee (Judi Dench), uma senhora irlandesa que guardou um segredo durante 50 anos.

Ela havia tido um filho ainda jovem, quando as tradições católicas ainda eram muito fortes onde morava, então seus pais a enviaram para um convento, para que vivesse trancada, expiasse por seus pecados e tivesse seu filho adotado.

Philomenta, então muito mais velha, revela à sua filha que um dia teve um filho, mas que este foi tirado dela e adotado por uma família desconhecida por ela. Sua filha então aborda Martin Sixsmith (Steve Coogan), um recém demitido jornalista, sobre a história de sua mãe.

Martin então aceita ajudar Philomena na busca de seu filho, mas desde que ele possa escrever sua história para o mundo. A trama ainda aborda o fato de Philomena ser católica praticante e Martin ser ateu, os dois então debatem seu objetivo em cima de suas crenças, o que muitas vezes pode surpreender por suas atitudes.

Baseada em fatos reais, a história até surpreende e mostra que a vida real também sabe montar boas histórias.

Mais uma ótima atuação de Judi Dench, que já levou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por um papel em Shakespeare Apaixonado (1999), agora disputa um Oscar de Melhor Atriz. O filme também concorre pelo Oscar de Melhor Filme.

Gounford acredita que a vida real guarda muitas boas histórias que devem ser contadas.

Postado em by Kinho - Review