Oldboy – 2003 (Oldboy – Park Chan-wook)

120 min. | Suspense – Ação | Coreia do Sul

Existem pessoas que não conseguem ficar um dia sequer sem usar o telefone, outra não imaginariam sequer ficar uma semana sem ver ninguém. Agora imagine ficar recluso de tudo e de todos por 15 anos.

Isso foi o que aconteceu com Oh Dae-su (Choi Min-sik), um homem comum que dividia sua vida entre o trabalho e as bebidas, dedicando pouco tempo à sua família. Quando um dia, exatamente no dia do aniversário de sua filha, ele foi capturado e preso sem sentido algum.

Oh Dae-su então passa 15 anos em um pequeno quarto com banheiro, somente com uma televisão e recebendo três refeições por dia por uma portinhola em sua porta. Neste meio tempo Oh Dae-su vai de depressivo à vingador, ele aproveita o tempo para entrar em forma e se especializar em artes marciais, para então um dia poder vingar-se de quem fez isso à ele.

Também sem grande explicação um dia Oh é solto, então começa a procura por seus captores e as respostas para o motivo de ter ficado preso, contando com a ajuda de Mi-do (Kang Hye-jung), uma chef sushi que acredita em sua bizarra história.

O filme então divide-se entre uma saga sangrenta e profunda, onde todas as emoções humanas são levadas ao extremo, tanto o amor como o ódio, e tudo termina em um final incrível surpreendente.

OldBoy foi dirigido por um dos grandes diretores coreanos, Park Chan-wook, que baseou-se em um mangá japonês de mesmo nome. O filme foi um grande sucesso, com grande reconhecimento internacional, vencedor do Grand Prix da edição de 2004 do Festival de Cannes. Hoje é reconhecido como um dos 10 maiores filmes asiáticos de todos os tempos e com certeza a maior obra cinematográfica sul-coreana.

A interpretação de Choi Min-sik como Oh Dae-su é espetacular, ele se preparou seis meses para o papel e durante as gravações ele engordou e emagreceu conforme o personagem pedia, inclusive aprendeu artes marciais para fazer as cenas de ações, assim dispensando os dublês em quase todas as cenas.

O filme faz parte de uma trilogia de filmes conhecida como “Trilogia da Vingança”, composta por Mr. Vingança e Lady Vingança e Oldboy, todos dirigidos por Park Chan-wook. Sem ligação alguma entre as tramas, os filmes retratam diferentes faces da vingança.

Para motivo de curiosidade, Oldboy fez tanto sucesso que foi lançado em versão especial pela Europa Filmes no Brasil, coisa que normalmente não acontece nem com grandes blockbusters americanos.

Com certeza um filme que merece ser assistido, pois trata-se de uma verdadeira fotografia da alma do ser humano.

Gounford acredita que ficaria 15 anos preso em um quarto, desde que tenha os games mais atuais à sua disposição.

Postado em by Kinho - Review