Capitão Phillips – 2013 (Capitain Phillips – Paul Greengrass)

134 min. | Drama – Suspense | EUA

Como uma obra baseada em fatos reais, Capitão Phillips parece ficção aos olhos dos mais despretensiosos.

Em mais uma atuação excepcional de Tom Hanks, que interpreta o capitão que dá nome ao filme, Capitão Phllips mostra uma história que é mais comum do que se imagina.

Viajando em águas perigosas do Golfo de Áden, na costa da Somália, Richard Phillips, que é capitão de um navio cargueiro, transporta valores e carga valiosa. Isolado de outros navios e conhecedor dos mares, Phillips se preocupa com a segurança não só de seu navio, mas também de seus tripulantes, assim obrigando-os a simular vários treinamentos contra ataques de piratas.

Não muito surpreso, logo o navio é atacado por piratas somalis, que têm como objetivo conseguir dinheiro e tudo que tenha algum valor dentro do navio.

Tom Hanks deixa sua marca na interpretação do capitão Richard Phillips, o que lhe rendeu mais uma “corriqueira” indicação ao Oscar, mas o destaque vai para um dos piratas, Abduwali Muse, que é interpretado pelo estreante Barkhad Abdi, também indicado ao Oscar, mas como ator coadjuvante.

Sem muitas surpresas, mas com muitas cenas de suspense e apreensão, Capitão Phillips é um bom filme, mas que deixa muito a desejar, talvez por limitar-se à uma história real. Foi indicado ao Oscar mais por seu valor humanitário do que pelo valor em sua trama.

Gounford acredita que piratas sempre existirão, apenas mudarão seu local de atuação com o passar do tempo.

Postado em by Kinho - Review