As Crônicas de Gelo e Fogo ou Game of Thrones?

 

George R.R. Martin

 

Se assim como eu, muitos estão decepcionados com os rumos que a série Game of Thrones vem tomando, saibam que o grande culpado disso não são os produtores, não é a HBO, nem os diretores e muito menos quem faz a adaptação, mas sim esse homem da foto.

Game of Thrones, a série de TV que narra as histórias da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo é uma boa série, não é a melhor, longe disso, mas é uma boa série, e como toda grande série da HBO, tem boa audiência, move milhares de pessoas e mostra tudo aquilo que outras séries têm medo de mostra, como mortes exageradas e sexo.

O que acontece é que muito fã (assim como eu) decepcionou-se com as exageradas adaptações que descaracterizavam e/ou substituíam personagens importantes da série.

O problema é que a série de TV se trata de uma megaprodução de milhões de dólares que precisa estar conectada com seus fãs e o principal, precisa continuar e angariar fundos para seus produtores.

Então entramos em um grande impasse, como a série que já vem adaptando cenas ocorridas tanto no terceiro livro, quando do quarto e do quinto irá continuar baseando-se nos livros de Martin, se o mesmo não os escreve?

Então está aí o grande problema, assim como ocorre com muitos mangás no Japão, também ocorreu com GoT, a série televisiva alcançou o material escrito e não têm como simplesmente pará-la, pois trata-se de um grande sucesso comercial, então os produtores terão que dar um novo rumo para a história e encontrar um final condizente com o que veem produzindo até agora.

Se levarmos em conta que o Martin escreve um livro a cada 5 anos, já sabíamos desde o começo da série que isso ocorreria.

O sexto livro estava previsto para o início de 2014, mas foi adiado para seu final e posteriormente para algum dia de 2015 (por enquanto), mas neste meio tempo já há rumores de até um oitavo livro, então fica claro que a HBO terá que assumir as rédeas daqui para frente e tocar sua própria canção sobre o gelo e sobre o fogo.

Mas não se desesperem, pois dois fatos podem alegrar a todos:

Primeiro que já vimos isso acontecer várias vezes em obras japonesas e como aconteceu com Full Metal Alchemist, é provado que dá sim para contar uma ótima história sem a mão de seu criador, mas claro, sem superá-la, como provou posteriormente a senhorita Hiromu Arakawa, criadora do mangá.

Segundo que a HBO tem a fama de sempre fazer ótimas séries, então é provável que os produtores e roteiristas consigam fazer algo bom, mesmo sem os livros de Martin para guiá-los.

E de bônus ainda ganhamos duas ótimas versões da mesma história, assim como aconteceu com Full Metal Alchemist. E quem sabe em um futuro não muito distante não refaçam a série fiel aos livros? Nunca se sabe…

Postado em by Kinho - Pilares
  • Felipe Pato Narciso

    Não acho que as adaptações para a tv tenham ficado ruins, até pq, são adaptações. Tem de ficar diferente pq é meio impossivel de dar o mesmo rítimo dos livros quando o lance já possui a imagem como parte da comunicação. Uma coisa bem mais tecnica em relação a criação de roteiros(…)
    Mas te digo, Se conseguissem o mesmo efeito que teve a primeira versão de Full Metal, eu já ficaria muito satisfeito.
    Apesar do que, ainda possuem muitas histórias que não apareceram na série de tv que poderiam ser utilizadas agora pra enrolar alguma linguiça….
    Não seria o ideal, mas já seria bom por enquanto.