12 Anos de Escravidão – 2013 (12 Years a Slave – Steve McQueen)

134 min. – Biográfico – EUA | Reino Unido

Se procura um filme épico, fique longe deste filme. 12 Anos de Escravidão conta a história real que aconteceu com Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro, que nasceu livre e que é sequestrado e colocado sobre a dura escravatura americana. Então Solomon depois de capturado foi vendido e foi rebatizado como Platt.

O filme então retrata toda os doze anos de um escravo comum, não há nada épico, nem Solomon se mostra alguém que toma decisões drásticas. Obedece seus mestres como deve ser feito e segue assim até o fim do filme.

A importância do filme é mais histórica, mas talvez fosse muito mais rica se mostrasse o ativismo praticado pelo personagem após a escravidão, do que os doze anos que se passam sua escravidão.

A atuação do desconhecido ator Chiwetel Ejiofor é exímia, mas caso veja um cartaz com o rosto do Brad Pitt e isso te leve até o cinema, esqueça, pois sua participação de é menos de 5 minutos, só está no filme pois é o produtor.

Com várias indicações ao Oscar e vencedor do Globo de Ouro e outros prêmios, 12 Anos de Escravidão pode levar a estatueta mais por sua dramaticidade de uma história real, pelo valor histórico americano e pela produção de Brad Pitt.

Trailer

Gounford acredita que a cultura americana influi na escolha das estatuetas do Oscar.

Postado em by Kinho - Review